quarta-feira, 21 de novembro de 2007

21NOV07



Os sinais deste dia são a nível:
MUNDIAL: Aumentam as greves mas Sarkozy não cede. Funcionários públicos entram também em greve. A greve dos trabalhadores ferroviários franceses contra a reforma dos regimes especiais de pensões entrou ontem no seu oitavo dia consecutivo, num movimento social que já custou aos caminhos-de-ferro mais de cem milhões de euros, segundo a directora-geral da SNCF, Anne-Marie Idrac. Outras fontes, porém, calculam o montante dos custos da greve dos transportes em mais de 300 milhões de euros por dia. Se a mobilização da greve se reduz de dia para dia (26% na manhã de ontem contra 61% no dia 14), a circulação ferroviária interurbana continuava fortemente perturbada, assim como as ligações do metro de Paris, as de alta velocidade (TGV) e os Corail (serviço intercidades). Impopular perante a opinião publica francesa, a greve dos ferroviários recebeu ontem o apoio dos funcionários públicos, professores do ensino secundário e estudantes universitários (estes contra a lei de autonomia das universidades), mas também dos trabalhadores dos aeroportos de Paris e dos magistrados.
NACIONAL: Soares reúne-se com o Rei e Sócrates fala a Zapatero. Primeiro-ministro falou com homólogo espanhol, José Luis Zapatero. O ex-presidente da República Mário Soares participou numa reunião do Clube de Madrid na capital espanhola nas vésperas da chegada de Hugo Chávez a Portugal e, neste contexto, teve um encontro com o rei Juan Carlos, apurou o DN junto de fonte próxima de Mário Soares. Uma reunião onde, muito provavelmente, terão abordado a crise diplomática entre Espanha e a Venezuela. Até porque é sabido que Soares mantém uma boa relação com o presidente da Venezuela, tendo sido um dos interlocutores no processo de aproximação da Galp à petróleos da Venezuela. Por seu lado, o primeiro ministro português também conversou com o primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, sobre a vinda de Hugo Chávez a Portugal. Estes poderão ter sido dois passos que poderão ajudar a diminuir as tensões entre Espanha e a Venezuela e que contribuíram para que a visita do presidente venezuelano a Lisboa não tenha sido vista com maus olhos do lado espanhol, disseram ao DN fontes políticas.
LOCAL: Comissão denuncia nova descarga poluente na ribeira dos Milagres. A Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres alertou hoje a GNR para mais uma descarga poluente naquele curso de água ocorrida durante a última madrugada. Segundo o porta-voz da Comissão, José Carlos Faria, os populares começaram a sentir o "cheiro intenso a efluentes" durante a madrugada, uma situação que se manteve durante toda a manhã. "Como parou de chover, nota-se mais a porcaria que foi aqui despejada", explicou José Carlos Faria, salientando que o caso já foi denunciado à GNR, que prometeu investigar. "Quando chove, costumam haver descargas, mas elas só se notam quando o tempo está limpo", salientou o porta-voz da comissão, que acredita no aumento da frequência deste tipo de despejos durante os próximos meses. As suiniculturas "têm os tanques cheios", pelo que os empresários "aproveitam a chuva" para despejar efluente nos cursos de água, acusou José Carlos Faria.
DESPORTO: Portugal apurado para o Euro2008. Selecção empatou a zero com a Finlândia
A selecção portuguesa de futebol penou esta quarta-feira para garantir um lugar na fase final do Europeu de 2008, conseguido com um sofrido "nulo" na recepção à Finlândia, no Estádio do Dragão, no Porto.

Sem comentários: