segunda-feira, 12 de novembro de 2007

09NOV07


Os sinais deste dia são a nível:
MUNDIAL: Ninguém sabe ao certo quantas organizações não governamentais (ONG) se dedicam à ajuda ao desenvolvimento em África. Há estimativas que apontam para 40 mil ONG internacionais, mas o número real, o dinheiro movimentado, os seus efeitos, tudo isto é matéria de especulação. O que se sabe é que, por vezes, ONG envolvidas em ajuda humanitária surgem nas notícias pelos piores motivos, como no caso da Arca de Zoé, grupo que tentou levar 103 crianças do Chade para França, alegando que se tratava de órfãos do Darfur. Esta história motivou uma reacção do Governo chadiano e não foi a primeira vez que uma ONG excedeu os limites.
NACIONAL: O Partido Socialista vai apresentar um novo pacote para levantamento do sigilo bancário, já em Janeiro próximo, após a entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2008. O PS continua a considerar o acesso às contas bancárias pelo fisco "como fundamental" para o combate à fuga e evasão fiscal e pode mesmo, na prática, acabar com o sigilo bancário, invocando o interesse público.
LOCAL: Dezoito mortos em acidentes este ano no IC2. Dezoito pessoas morreram este ano no IC2 vítimas de acidentes rodoviários. Os dados, que se reportam até 28 de Outubro, são o somatório da informação da PSP e da GNR e foram divulgados esta semana pelo Governo Civil de Leiria. O ano passado, na mesma via, faleceram 16 pessoas, enquanto que no ano de 2005 há a registar 21 vítimas mortais.

Sem comentários: