segunda-feira, 19 de novembro de 2007

17NOV07



Os sinais deste dia são a nível:
MUNDIAL: Segundo um balanço provisório, o ciclone tropical Sidr matou mais de 1100 pessoas durante a sua passagem pelo Bangladesh, ontem de madrugada. Os números da catástrofe foram subindo à medida que as equipas de emergência chegavam aos locais mais atingidos. Sabe-se que há milhares de feridos e 200 desaparecidos. Registaram-se estragos em larga escala e dezenas de milhares de casas foram arrasadas. As perdas de gado e de colheitas são desastrosas. A tempestade, com ventos até 250 quilómetros por hora, atingiu áreas muito vulneráveis e densamente povoadas. Pelo menos doze distritos ficaram "severamente afectados", segundo a expressão usada pelas autoridades. Grande parte do Bangladesh, país de 150 milhões de habitantes, ficou sem energia eléctrica e milhares de postes de linhas telefónicas foram destruídos. A reconstrução levará meses.
NACIONAL: O Presidente da República forçou ontem a concretização do Pacto para a Justiça entre o Governo socialista e o PSD. No Algarve, a meio do Roteiro para a Ciência (dedicado ao mar), Aníbal Cavaco Silva comentou assim as reticências que o líder do PSD, Luís Filipe Menezes, tinha colocado na quinta-feira: "Quando existem divergências na sequência de um pacto anteriormente assinado, as forças políticas devem sentar--se à mesa e verificar onde existem desentendimentos."
LOCAL: O perigo de queda de beirados e outros elementos do antigo edifício da Associação de Futebol de Leiria, situado na confluência do Largo da Sé e da Rua Barão de Viamonte (rua Direita), levou a Câmara de Leiria a determinar terça-feira o encerramento de parte da rua, entre o Largo da Sé e a Rua Acácio Paiva.
Segundo o vereador Fernando Carvalho, uma vistoria ao edifício realizada sexta-feira da semana passada confirmou o avançado estado de degradação do imóvel e “o elevado risco de queda de elementos para a via pública”.

Sem comentários: