quarta-feira, 21 de novembro de 2007

20NOV07


Os sinais deste dia são a nível:
MUNDIAL: Japão está a ser alvo de críticas. Partiram do porto de Shimonoseki, no Sul do Japão, como quem parte para a guerra. Ao som de uma banda, com os familiares a lançarem serpentinas sobre os barcos e soltando entusiásticos gritos de despedida enquanto as crianças agitavam bandeirinhas onde, não sem ironia, se viam impressas imagens de sorridentes baleias. Comandados pelo Nisshin Maru, embarcação de oito mil toneladas, são cinco barcos de grande porte tripulados por 239 marinheiros que estão a caminho do Pacífico Sul para a 21.ª campanha do Instituto de Investigação de Cetáceos (ICR, na sigla em inglês). O instituto foi criado em 1987, um ano depois de ter entrado em vigor a moratória à caça comercial da baleia. Os cinco barcos vão permanecer cinco meses no alto mar para caçar no total 1035 baleias.
NACIONAL: CASA PIA. Nós vivemos num país onde a desgraça dá a volta: os problemas demoram tanto a ser resolvidos e continuam a repetir-se tanto tempo depois de serem denunciados que primeiro causam enjoo e depois conduzem à passividade. Às tantas, em vez dos nos indignarmos face ao mal passamos a encolher os ombros, como quem vira a cara ao pedinte que todos os dias nos estende a mão na rua. Mais uma tese sobre o desaparecimento de Maddie?, mais um abuso na Casa Pia?, por favor, mudem a bobina que este filme já vimos. Em casos assim, o mais grave já nem sequer é a culpa morrer solteira ou a justiça ficar por fazer - são as sementes de indiferença que ficam plantadas em nós.
LOCAL: Damasceno quer autarquias a definir actividades extra-curriculares. A Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Isabel Damasceno, defendeu hoje que as autarquias devem ser ouvidas pelas escolas na elaboração das actividades extra-curriculares dos alunos, relacionando-as directamente com a realidade local. Para a autarca, que é vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, as Câmaras também devem ter "uma palavra a dizer" na elaboração dos programas extra-curriculares das escolas do seu concelho.

Sem comentários: