quarta-feira, 17 de outubro de 2007

17OUT07



Os sinais deste dia são a nível:
MUNDIAL: Dalai Lama homenageado nos EUA apesar dos protestos da China, o Dalai Lama recebeu esta tarde a Medalha de Ouro do Congresso, a mais alta distinção civil atribuída pelas instituições norte-americanas. A cerimónia, debaixo da cúpula do Capitólio, em Washington, contou com a presença do Presidente George W. Bush, quer já ontem tinha recebido o líder espiritual tibetano. Foto: Jim Bourg/Reuters.
NACIONAL: O primeiro-ministro acredita que o novo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), para o período 2007/2013, inaugura um “novo ciclo” na aplicação dos fundos comunitários. "No QREN, os recursos disponíveis para a qualificação representam 37 por cento do total dos fundos comunitários, quando no passado nunca atingiram mais do que 26 por cento", afirmou José Sócrates. O primeiro-ministro falava na cerimónia de assinatura dos programas operacionais do novo quadro comunitário, que prevê a transferência de cerca de 21.500 milhões de euros para Portugal até 2013.
LOCAL: Cavaco em Monte Real. Militares partem dentro de dias para a Lituânia. Em véspera de começar a missão de policiamento aéreo que a Força Aérea vai fazer na Estónia, Letónia e Lituânia, o Presidente da República visita a Base de Monte Real para seguir de perto os trabalhos de preparação dos militares.
DESPORTO: Portugal venceu hoje o Cazaquistão por 1-2, em jogo de apuramento para o Euro 2008, disputado em Almaty. Os golos de Makukula e de Cristiano Ronaldo colocaram a selecção portuguesa de futebol a quatro pontos da fase final do Europeu do próximo ano. O estreante Ariza Makukula, aos 82 minutos, e o capitão Cristiano Ronaldo, aos 91, marcaram os golos da formação portuguesa, enquanto Dmitriy Byakov, aos 93, apontou o tento de honra da selecção anfitriã.

Sem comentários: