sábado, 20 de outubro de 2007

19OUT07


Os sinais deste dia são a nível:
MUNDIAL: Atentado contra Bhutto fez 126 mortos "Uma conspiração contra a democracia" foi assim que o Presidente paquistanês, General Pervez Musharraf, qualificou as explosões que ocorreram junto ao veículo que transportava a antiga primeira-ministra Benazir Bhutto, na procissão que assinalava o seu regresso do exílio. A decisão de Benazir Bhutto em não ocupar um cubículo transparente à prova de bala colocado no topo da viatura que a transportava durante a larga procissão, que assinalava o seu regresso ao Paquistão após oito anos no exílio, poderá ter-lhe salvo a vida. A antiga primeira-ministra paquistanesa saiu ilesa das duas explosões que ocorreram junto à viatura onde seguia e que causaram pelo menos 126 mortos e 248 feridos.
NACIONAL: Os líderes dos 27 chegaram finalmente a acordo em relação ao Tratado de Lisboa, pondo assim fim a uma "saga institucional" de vários anos que dota a União de um novo instrumento de funcionamento a partir de 2009. O acordo foi anunciado pouco faltava para a 01 hora de sexta-feira, quase sete horas depois da reunião ter tido início e depois de terem sido resolvidos os últimos problemas levantados por alguns países, com quem o primeiro-ministro português reuniu bilateralmente antes de juntar todos os chefes de Estado e de Governo ao jantar, a partir das 22h10.
LOCAL: Leiria ‘invadida’ por militares. Os leirienses foram ontem surpreendidos com uma 'parada' militar, frente ao edifício do antigo banco de Portugal onde, ao som de tiros e de tambores, foi efectuado o primeiro treino para a cerimónia militar que marcará o ponto alto das comemorações do Dia do Exército, no domingo. A partir de hoje, a cidade do Lis vai servir de palco às comemorações do Dia do Exército Português, que se assinala no dia 24 de Outubro, e que celebra a tomada de Lisboa, em 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, Patrono do Exército.

Sem comentários: