quinta-feira, 18 de outubro de 2007

18OUT07



Os sinais deste dia são a nível:
MUNDIAL: Pelo menos 115 mortos no atentado contra comitiva de Benazir Bhutto.
Pelo menos 115 pessoas morreram esta noite em Carachi, no Paquistão, no atentado perpetrado com um carro armadilhado contra a comitiva onde seguia a antiga primeira-ministra Benazir Bhutto, que hoje voltou a pisar solo paquistanês depois de oito anos no exílio. Este balanço é avançado pela agência Reuters que cita fontes da polícia paquistanesa e testemunhas no local.
NACIONAL: Presidência propõe atribuição de mais um deputado a Itália.
A presidência portuguesa da UE propôs hoje a concessão de mais um eurodeputado a Itália na futura composição do Parlamento Europeu, a fim de ultrapassar as reticências do Governo de Roma e abrir caminho à aprovação do novo tratado europeu.
Segundo o secretário de Estado dos Assuntos Europeus espanhol, Alberto Navarro, a presidência propõe “dar um deputado adicional à Itália, descontando no número total de lugares o do presidente do Parlamento Europeu”.
O hemiciclo de Estrasburgo conta actualmente com 785 eleitos, mas o novo tratado, que deverá entrar em vigor em 2009, prevê reduzir para 750 o número de eurodeputados, que serão distribuídos de acordo com a população de cada Estado-membro.
No âmbito desta reforma, que já recebeu o aval do Parlamento Europeu, Itália passaria a eleger 72 deputados, perdendo a tradicional paridade com o Reino Unido (que elegerá 73) e França (74).
LOCAL: Lisboa 'rouba' Fátima e parte região de turismo em dois
Fátima é um dos destinos turísticos da região de Leiria que está de partida para Lisboa na reorganização do sector prevista pelo Governo, situação que colhe criticas do presidente da Região de Turismo Leiria/Fátima (RTL/F) e de vários autarcas dos concelhos que formam a RTL/F. Alcobaça e Nazaré acompanham Fátima/Ourém na proposta governamental entregue esta semana às regiões de turismo pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, que no caso da RTL/F, além da sua extinção, divide os concelhos que a formam integrando-os, além de Lisboa, na Região Centro, como é o caso dos municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós.
ECONOMIA: Os preços do petróleo atingiram esta noite um novo máximo histórico, aproximando-se cada vez mais dos 90 dólares por barril. A alta do euro, também em recorde, e os receios de um conflito entre a Turquia e o Iraque justificam as escala dos preços da matéria-prima que esta semana tocou máximos todos os dias.

Sem comentários: